Comunidades Açorianas

AzoreanNetwork.org
Language:
Impacto Sócio-recreativo-cultural da Emigração pós-Capelinhos na Califórnia
Languages available:
Tony P. Goulart
Learn more about the author
Originally
wrote in:
Portuguese
Other informations:
Co-Author(s):
Carlos Almeida, José Lomelino Alves, José Ávila, Manuel Bettencourt, Diniz Borges, Elmano Costa, Lionel Goularte, Décio Oliveira, e José do Couto Rodrigues, Al Dutra.
Type:
Scientific
Topic:
History
Subtopic:
Emigração pós-Capelinhos na Califórnia
Geographic reference of content:
San Jose, CA, USA
First Published Reference:
Capelinhos: As Sinergias de um Vulcão – Emigração Açoriana para a América
Keywords:
Emigração pós-Capelinhos,Impacto Sócio-recreativo-cultural na Califórnia, Organizações comunitárias da Califórnia
Abstract:
Este texto apresenta uma análise aprofundada e diversificada das sinergias geradas pelo vasto número de imigrantes que fizeram parte da vaga de imigração pós-Capelinhos no seio das comunidades luso-americanas já estabelecidas. Essas comunidades eram compostas primariamente por emigrantes e descendentes da primeira grande vaga de emigração, que chegara aos Estados Unidos na viragem do século XX e até meados da década de 1920. Os seus membros eram pessoas de idade mais avançada e "americanizadas" e muitos dos seus descendentes haviam-se já tornado parte integrante do "main stream" da sociedade americana, tendo-se distanciado da sua herança cultural portuguesa. Grande parte das associações comunitárias, estabelecidas pela primeira vaga de emigrantes, tinha cristalizado e parado no tempo por falta de inovação e da influência de gente com novas ideias. Até algumas das próprias paróquias portuguesas tinham agora congregações mais americanizadas do que portuguesas.
É neste contexto que a vaga de emigração pós-Capelinhos aparece como a força revitalizadora das comunidades portuguesas existentes nos Estados Unidos. O seu impacto é inquestionável no rejuvenescimento da comunicação social, em especial na rádio e no aparecimento de novas publicações jornalísticas; no estabelecimento, preservação e expansão do ensino da língua portuguesa a todos os níveis de instrução; num interesse mais vasto pela educação e pelo ingresso em cursos superiores; na revitalização das organizações comunitárias, particularmente as sociedades fraternais de socorros mútuos, ainda muito presas aos seus ritos tradicionais maçónicos. O impacto desta nova geração também se fez sentir a nível das estruturas sócio-recreativo-culturais comunitárias, com a criação de novos grupos e a revitalização de outros já existentes. A influência estendeu-se ainda aos aspectos económicos, embora não seja fácil quantificá-los em determinadas áreas. Adicionalmente, esta infusão de nova energia também contribuiu fortemente para um maior interesse e envolvimento nas actividades cívicas e políticas, ao mesmo tempo que ajudou a projectar uma imagem mais digna e justa da comunidade, contribuindo para o prestígio da mesma e um maior orgulho pessoal e comunitário dos seus membros.
Por fim, o sucesso económico de muitos indivíduos, em conjunção com o gosto de preservar a sua herança e valores culturais, incentivou um novo e vasto número de interesses e de actividades comunitárias.
Artigo em PDF Download Don't you see the file? Use the link to download and install Adobe Reader. Acrobat
  Download the PDF file (110.2 kb)
   
 
Click here to open or close
visualization of Article / Work

Contact the author

Recommend to a friend

Report an error or report inappropriate content

 

Governo Regional dos Açores